EDUCAÇÃO E SUAS RAMIFICAÇÕES
- Beija-Flor Editorial
- 5 de jun.
- 2 min de leitura
Atualizado: 9 de jun.

Por Lucicleide Santos
O campo educacional é amplo e plural, sendo sistematicamente organizado por Educação básica que compõe Educação Infantil, Ensino Fundamental, Anos Iniciais e Ensino Fundamental, Anos Finais e Ensino Médio. No contexto do Ensino superior pode-se mencionar Graduação, Especialização, Mestrado e Doutorado.
Nesse texto nosso foco reflexivo está no Ensino superior, e não necessariamente na busca por certificação, mas no sentido de estarmos nos aperfeiçoando enquanto sujeitos em constante construção como bem falava Paulo Freire. E a formação continuada ofertada pelas próprias redes públicas de ensino pode ser um importante elemento nesse processo de aprimoramento docente.
Embora a relevância da formação continuada esteja evidenciada em vários documentos oficiais como na BNCC (Brasil, 2017) muitos profissionais da educação são resistentes a esse processo, que em suma contribue para que principalmente, os educadores revejam suas práticas pedagógicas a fim de inovar o que tende a ser engessado.
A formação continuada ofertada em rede, na maioria das vezes, é constituída em espaços de reflexão teórica e metodológica, é um momento de troca de conhecimentos e de análises sobre o que vem sendo desenvolvido e que tem sido proveitoso, ou não, em sala de aula. Essa autoanálise é primordial para que nós professores, consigamos compreender que o âmbito educacional é constantemente modificado, a sociedade não é estática e por isso deve-se adquirir estratégias pedagógicas que coincidam com as necessidades contemporâneas dos grupos estudantes.
É importante entendermos que a educação é feita de ações múltiplas e inovadoras, e que a inovação em nossas práticas pedagógicas começa ao compreendermos que nosso público estudantil se renova, trata-se de outros estudantes desde nossa formação inicial, outras necessidades, por isso a relevância de substituir nossos padrões tradicionais, por metodologias flexíveis, significativas aos educandos, e a formação continuada é a base para esse entendimento.