top of page

JOGOS ELETRÔNICOS QUE DARIAM EXCELENTES LIVROS

Foto do escritor: Beija-Flor EditorialBeija-Flor Editorial



Por Paloma Sama


Quem nunca sonhou em poder mudar algo do passado, um momento ruim, normalmente, que impactou significativamente em seu futuro? Bem, eu já, muitas vezes. Seria maravilhoso se não tivesse nenhuma consequência.

Para vivermos um dia de cada vez, escolhas são necessárias, mas pagar por elas também. Life Is Strange traz exatamente isso para nós, misturando mistério, drama adolescente e elementos sobrenaturais.

 

Life Is Strange

(Lançado em 2015 pela Square Enix – Jogo de aventura interativo)

 

Max Caulfield retorna à cidade fictícia de Arcadia Bay, no estado de Oregon, após uma longa ausência. Ela foi estudar em Seattle e volta para concluir seus estudos na Blackwell Academy, uma escola de artes e ciência.

Ao fim de uma das aulas a qual precisa assistir, Max se encaminha até o banheiro feminino e ao ter sua atenção voltada para uma borboleta-azul que aparece de repente, ela decide tirar uma foto. Tudo muda quando, após a fotografia, ouve uma discussão entre um rapaz e uma garota (a qual descobre eventualmente ser Chloe, uma antiga amiga do tempo em que morava na cidade). Ele, irritado, saca uma arma e a mata, simples assim. O choque é instantâneo. Mas de repente, algo dentro de Max, algo que ela ainda não compreende, faz com que o tempo congele e a leve de volta, antes da tragédia ocorrer, permitindo-a salvar a vida de Chloe.

Ao perceber que adquiriu a habilidade de voltar no tempo, Max começa a usar seus poderes para corrigir pequenos erros e ajudar seus amigos. Logo, ela se aproxima novamente de Chloe, criando um vínculo ainda mais forte. Durante esse reencontro, Chloe revela que Rachel, sua melhor amiga, desapareceu de maneira misteriosa e sem deixar vestígios. Inconformada, Chloe está disposta a descobrir a verdade por trás de seu sumiço. Max decide apoiá-la.

Determinadas, as duas iniciam uma investigação intensa sobre o desaparecimento de Rachel, mas logo descobrem que a jovem estava envolvida com figuras poderosas e influentes, que escondem segredos obscuros. A trama se complica quando Max e Chloe averíguam a relação entre Rachel e um funcionário da escola, revelando pistas que ligam ele e um aluno a atividades ilegais e criminosas, além de indicarem a presença de um assassino à solta, que parece estar conectado a todos esses eventos.

À medida que a amizade de Max e Chloe se fortalece e elas se aproximam, Max começa a perceber que o uso constante de seus poderes tem consequências terríveis no tecido do espaço-tempo. Cada mudança que ela faz cria distúrbios, e, com o tempo, esses distúrbios começam a se manifestar de forma catastrófica como: um furacão devastador se aproxima, ameaçando destruir a cidade inteira. Max descobre, com horror, que esse furacão é uma consequência direta de suas próprias ações, uma representação tangível dos desequilíbrios temporais causados por suas intervenções.

Agora, a escolha que Max deve fazer é a mais difícil de sua vida: manter tudo o que fez até então e deixar que o furacão consuma a cidade ou não alterar nada com seus poderes, desde o início, e deixar o curso da vida seguir. Em uma batalha entre o amor, o destino e a responsabilidade, Max se vê diante de uma decisão que mudará para sempre não apenas o futuro, mas o próprio tecido do tempo.

**

Life is Strange é considerado um dos melhores jogos de escolhas por várias razões, principalmente por sua narrativa envolvente e personagens profundos. A história é emocionante, os personagens são cativantes, a ambientação e trilha sonora são impecáveis. O enredo lida com muitas questões intensas e que surpreendem a cada vez que somos pressionados a escolher. Nos faz refletir sobre nossa própria vida e decisões (até que ponto devemos interferir na vida de alguém?). A experiência é única e intensa, não há outra forma de descrever. Com certeza vale a pena jogar e sentir diretamente as consequências das nossas escolhas.

 

Curiosidades: Max e Chloe são baseadas em pessoas reais: os desenvolvedores se inspiraram em suas próprias experiências para criar os personagens. Max foi baseada em uma amiga da equipe que gostava de fotografia, enquanto Chloe foi inspirada em uma colega de trabalho com um estilo rebelde e único.

 

* O game é ganhador de 9 prêmios, incluindo de melhor história.

 

* Além deste, foram lançados mais três jogos do mesmo universo, porém com personagens e poderes diferentes (que também trazem novos sentimentos e desafios para o jogador). São eles: Life Is Strange: Before the Storm (lançado em 2017, que conta eventos anteriores ao Life Is Strange); Life Is Strange 2 (lançado entre 2018 e 2019); Life Is Strange: True Colors (lançado em 2021); Life Is Strange: Double Exposure (lançado em 2024, que conta os eventos cerca de dez anos depois do primeiro game).

10 visualizações
bottom of page