Por Ana Júlia
Se você está aqui, provavelmente tem interesse pelo universo dos livros, e se não, o que acha de mudar isso?
Muito se fala sobre estilos de vida saudáveis relacionados à alimentação, esportes e lazer, mas hoje apresentarei a você os motivos do porquê ler também contribui para uma melhor qualidade de vida e dicas para fazer dessa atividade um hábito.
A leitura nos traz diversos benefícios que vão além da sensação incrível de se perder nas páginas de uma boa história. Estudos comprovam que ler aumenta as conexões neurais, provocando um melhor funcionamento do cérebro, além de proteger contra doenças como o mal de Alzheimer. Mas seus efeitos podem ser ainda mais notáveis no dia a dia, como o estímulo à criatividade, já que estamos imaginando cenários, pessoas e situações, e também treinar nosso senso crítico e empatia, sendo possível julgar acontecimentos e nos compadecer pelos personagens e seus problemas.
Que a leitura melhora nossa vida, você já entendeu, mas como fazer disso um hábito?
É muito comum ouvir pessoas dizendo que não gostam de ler, mas, na verdade, é tudo uma questão de treino e achar o livro certo que será sua entrada para esse mundo mágico. Assim como ir na academia ou manter uma alimentação regrada exige esforço e disciplina, adquirir o hábito da leitura é uma atividade a ser conquistada com o tempo.
O primeiro passo para isso é encontrar o livro certo. No meu caso, o livro certo foi “A Seleção”, da Kiera Cass, uma história que me chamou atenção primeiro pela capa e logo em seguida pela sinopse. Ler algo de seu interesse é um ponto-chave para ajudar na escolha do livro certo. Não tenha medo de se aventurar pelos gêneros, começar e abandonar histórias, tudo é válido na busca por aquele enredo que vai te prender e não te soltar mais desse universo dos livros.
Estabelecer metas para criar constância é algo que ajuda muito nessa trajetória. Separe um tempinho do seu dia, nem que sejam apenas 10 minutos, para se dedicar aos livros. Mesmo em dias mais corridos, não deixe de ler, isso fará com que seu cérebro entenda a leitura como parte da sua rotina diária e sinta falta dessa atividade. Estabelecer desafios a serem batidos ajudam a tornar a leitura algo prazeroso e gratificante ao atingir seus objetivos. Crie metas semanais de páginas, mas lembre-se sempre de ter em mente sua rotina e seja realista para não se frustrar.
Por fim, acompanhe pessoas que falam sobre livros para que você se sinta inserido no universo e motivado. Além de descobrir novas histórias, sentir-se parte de algo é importante para se manter interessado em continuar. Aproveite para conhecer pessoas que compartilham dos mesmos interesses e participar de leituras coletivas, por exemplo. Conversar sobre as histórias que lemos torna a experiência ainda mais prazerosa.
A leitura não só faz bem para a mente, mas também para o coração, melhorando nossa vida de várias formas. Ao definir metas alcançáveis, encontrar livros que gostamos e nos conectar com outros leitores, estamos construindo um hábito que nos faz bem e nos conecta com pessoas incríveis. Então, se você ainda não tem esse hábito, que tal embarcar nessa aventura de descobrir novos mundos e se tornar parte dessa comunidade apaixonada por livros?
Comments