top of page

Natação Infantil



Por Nicolle de Marco


Olá, continuando nossa aula de natação, falei um pouco sobre os benefícios da natação infantil então existem diversos outros, isso porque a natação é um esporte completo e sem impactos, e é inclusive indicada para tratar muitas doenças, como algumas do sistema respiratório, ou desvios de postura.


A natação coloca todo o corpo em movimento. Então a grande maioria dos pais me fazem a pergunta: Qual a idade para criança pode começar a natação?

A partir dos seus 8 meses. Para a criança poder ir se conectando com água, com os movimentos dos pés, e familiarizando com os pais e professores. Mas que a criança, realmente, irá começar a repetir os primeiros movimentos ensinados pelos professores e aprenderá a segurar o fôlego, com os seus 3 anos.


Nessa idade os pais já podem ficar do lado de fora da piscina, apenas observando as aulas. E por volta dos 4 a 5 anos, apenas levam e buscam, sem precisar interferir ou acompanhar o processo diretamente. Existem as aulas individuais e em grupo.


Divido as turmas por idades próximas. Nunca acima de dois a três anos a mais, para eu conseguir ter o melhor desempenho das crianças. Mesmo fazendo a aula em grupo, trabalho com elas individualmente na hora dos nados, facilitando todo o processo de ensino, para que eu possa visualizar a dificuldade de cada um. 


Na hora de fazer as brincadeiras, a parte lúdica, existe variação nos grupos, podendo ser tanto na totalidade como em dois grupos. Procuro sempre envolver as duplas, e nunca manter os mesmos conjuntos, para ocorrer a socialização ente todos, e para as crianças aprenderem a trabalhar em equipe, ouvir diferentes perspectivas e a resolver conflitos de forma construtiva.


Brincar em grupo estimula a criatividade, pois as crianças podem trocar ideias e atingir os objetivos, trabalhando a sua expressividade também, pois os participantes podem se expressar de maneira mais livre e imaginativa. As brincadeiras em grupo fortalecem o espírito de equipe e a cooperação, além do bem-estar mental e emocional, como rir, compartilhar momentos e se conectar com os outros.


Continue acompanhando as aulas aqui no blog, mergulhando na importância dos seus filhos de aproveitarem ao máximo as aulas de natação. Até mais!

37 visualizações

Comments


bottom of page