Por Nicolle de Marco
Olá, continuando nossa aula de natação, falei um pouco sobre os benefícios da natação infantil então existem diversos outros, isso porque a natação é um esporte completo e sem impactos, e é inclusive indicada para tratar muitas doenças, como algumas do sistema respiratório, ou desvios de postura.
A natação coloca todo o corpo em movimento. Então a grande maioria dos pais me fazem a pergunta: Qual a idade para criança pode começar a natação?
A partir dos seus 8 meses. Para a criança poder ir se conectando com água, com os movimentos dos pés, e familiarizando com os pais e professores. Mas que a criança, realmente, irá começar a repetir os primeiros movimentos ensinados pelos professores e aprenderá a segurar o fôlego, com os seus 3 anos.
Nessa idade os pais já podem ficar do lado de fora da piscina, apenas observando as aulas. E por volta dos 4 a 5 anos, apenas levam e buscam, sem precisar interferir ou acompanhar o processo diretamente. Existem as aulas individuais e em grupo.
Divido as turmas por idades próximas. Nunca acima de dois a três anos a mais, para eu conseguir ter o melhor desempenho das crianças. Mesmo fazendo a aula em grupo, trabalho com elas individualmente na hora dos nados, facilitando todo o processo de ensino, para que eu possa visualizar a dificuldade de cada um.
Na hora de fazer as brincadeiras, a parte lúdica, existe variação nos grupos, podendo ser tanto na totalidade como em dois grupos. Procuro sempre envolver as duplas, e nunca manter os mesmos conjuntos, para ocorrer a socialização ente todos, e para as crianças aprenderem a trabalhar em equipe, ouvir diferentes perspectivas e a resolver conflitos de forma construtiva.
Brincar em grupo estimula a criatividade, pois as crianças podem trocar ideias e atingir os objetivos, trabalhando a sua expressividade também, pois os participantes podem se expressar de maneira mais livre e imaginativa. As brincadeiras em grupo fortalecem o espírito de equipe e a cooperação, além do bem-estar mental e emocional, como rir, compartilhar momentos e se conectar com os outros.
Continue acompanhando as aulas aqui no blog, mergulhando na importância dos seus filhos de aproveitarem ao máximo as aulas de natação. Até mais!