top of page

A importância da consulta periódica na odontologia preventiva.

Atualizado: 13 de fev.

Por Taila Segundo



A odontologia preventiva é uma área fundamental para a promoção da saúde bucal e prevenção de doenças, onde visamos evitar problemas dentários antes mesmo que eles ocorram, contribuindo para a manutenção de uma boca saudável.


A prevenção em odontologia engloba uma série de medidas, como orientação sobre higiene bucal adequada, aplicação de flúor, selantes dentários, além de exames regulares, limpeza profissional e avaliação de possíveis doenças. Sendo muito importante iniciar este acompanhamento desde a infância, pois assim, a criança já cresce com bons hábitos diários necessários e na fase adulta, não sofrerá problemas futuros.


Muito além da prevenção, conseguimos detectar problemas de oclusão (quando os dentes não se encostam) causando problemas de mastigação, digestão e está relacionado ao mau hálito. Também é possível prevenir as doenças gengivais que pode acarretar infecções cardíacas e no sangue, e também pode causar um parto prematuro, entre outros problemas mais graves. Tudo está interligado no corpo humano, então ir à consulta odontológica não é apenas por estética e sim de suma importância esse acompanhamento periódico.


E afinal, qual o período correto para essas consultas?


Isso dependerá de cada paciente, dos fatores que incluí a saúde geral da boca e caso necessário o tempo para o tratamento. Mas, no geral, é recomendável 6 a 12 meses.


Portanto, a odontologia preventiva é essencial para manter uma saúde bucal de longo prazo, garantindo um sorriso bonito e saudável por toda a vida!

Comments


bottom of page