top of page

JOGOS ELETRÔNICOS QUE DARIAM EXCELENTES LIVROS.



Por Paloma Sama


O terceiro dessa lista é um dos meus jogos favoritos, com muito drama e conflitos, lançado para Playstation 3, Playstation 4 e computador. Não tem a melhor mecânica, mas seu enredo compensa todo o resto. Teve excelentes notas dos críticos e é querido até hoje pela geração que teve acesso a ele em seu lançamento. É o tipo de jogo que você pode finalizar diversas vezes sem enjoar e sempre vai ter um pequeno detalhe que, ou você não lembra, ou é algo novo que a experiência de rejogar traz.

 

Heavy Rain

(Lançado em 2010 pela Quantic Dream – thriller dramático interativo, estilo noir)

 

O jogo nos apresenta a história de quatro personagens que se interligam, pois estão em busca do mesmo objetivo: descobrir quem é o Assassino do Origami (serial killer que mata crianças afogadas no decorrer de fortes períodos de chuva e que deixa sempre um origami como pista nos locais onde as vítimas são encontradas).

O primeiro protagonista é Ethan Mars, um arquiteto bem-sucedido que vive ao lado da esposa e dos dois filhos, Jason e Shaun. Tudo ia bem em sua vida até que em um passeio no shopping, Ethan se descuida e perde Jason em meio à multidão. Em sua busca, o localiza do lado de fora, do outro lado da rua, e no momento em que o garoto decide atravessar para ir de encontro a seu pai, é atropelado. Ethan tenta salvá-lo jogando-se na frente do veículo, mas não adianta. Infelizmente o garoto morre e Ethan se fere, entrando em coma.

Dois anos depois, depressivo e ainda muito culpado, tendo de viver com alguns apagões, provindos do atropelamento (momentos esses que o fazem esquecer das últimas horas), Ethan, agora divorciado, mora sozinho em uma casa num bairro mais pobre. Ele tenta conviver com o filho sobrevivente enquanto a dor da perda do outro o persegue e novamente, por um descuido (dessa vez proveniente do apagão), é Shaun quem desaparece.  Depois de alguns instantes de choro e desespero, Ethan se acalma e descobre, por meio de pistas, que seu filho está com o serial killer e terá de passar por uma série de testes doentios se quiser achá-lo. Agora ele tem a opção de esperar pela polícia ou agir por conta própria. Ele segue a segunda opção.

Madison Paige é uma jornalista que sofre de insônia crônica e que costuma dormir melhor em motéis (vai entender kkk). Graças a isso, ela acaba conhecendo Ethan e se vê envolvida com o desaparecimento do garoto, tentando ajudar seu pai a localizá-lo com vida, colocando a sua própria em risco. Habilidosa e muito determinada, Madison é uma exímia ajudante.

Norman Jayden, pertencente ao FBI, é enviado para ajudar a equipe local a descobrir quem é o assassino usando de forte tecnologia, coisa que a polícia não tem, enquanto luta contra o vício de drogas, o que o coloca em situações de alta periculosidade.

Scott Shelby, ex-fuzileiro naval e tenente, agora aposentado, trabalha como investigador particular contratado pelas famílias das vítimas do serial killer para localizá-lo e colocá-lo atrás das grades.

Os quatro, com vivências complicadas e tentando superar seus próprios demônios, precisam correr contra o tempo para salvar a vida de uma criança enquanto tentam a salvar a si próprios.

***

Um pequeno resumo jamais será capaz de exemplificar o quanto a história é forte e intensa, tratando de temas como depressão, desespero, diante pressão, traumas do passado que afetam o psicológico diretamente de forma irreversível, vícios destruidores… A dor é o que conduz cada etapa da história. Heavy Rain é uma obra de arte. Além do enredo excelente, o fato de ser um game interativo (no sentido de permitir o jogador a fazer as escolhas que lhe convém e influência diretamente os acontecimentos), te transporta diretamente para a pele do personagem, te fazendo questionar as próprias atitudes e tentar decidir qual é o melhor caminho, o contrário à morte. Tendo vários finais que se concluem de acordo com suas escolhas, em um livro, com certeza, seria possível decidir qual seria o melhor para ficar registrado. Eu já tenho o meu preferido e você?

Se ainda não jogou, fica aqui uma forte recomendação para conhecer essa belezura de jogo, que traz uma experiência sensacional e reflexões importantes.

23 visualizações

Comments


bottom of page