Por Taila Segundo
Muitos pacientes questionaram se os atendimentos em serão sem anestesia, devido a recente decisão da justiça que alteraram as regras para o uso de anestesia em consultório odontológico.
A nova decisão da Justiça Federal se aplica apenas à sedação com medicamentos controlados, onde o paciente fica inconsciente durante o procedimento realizado, sendo usada geralmente em algumas cirurgias mais complexas, mas vale lembrar que ela não impede o cirurgião dentista de utilizar essa técnica, mas sim seguir as regras do Conselho Federal de Medicina. Sendo elas: ter um responsável capacitado apenas pela anestesia e outro para fazer os procedimentos, ter uma sala pós-operatória, para o paciente ficar de observação e ter conhecimento em primeiros socorros.
Já o uso de anestésicos convencionais de uso odontológico, como: anestesia local (aquela injeção na gengiva) ou o uso de óxido nitroso (fumaça que faz o paciente ficar relaxado) continuará sendo utilizada normalmente nos procedimentos, seguindo a regra de seu uso por procedimento e paciente.
Então, se você está adiando sua consulta por esse motivo, fique tranquilo, pois você não sentirá dor ou desconforto no procedimento por não poder utilizar a anestesia.
E lembre-se, visite seu dentista regularmente e na consulta de avaliação tire todas suas dúvidas, antes de iniciar o tratamento!