top of page

Por que minha gengiva sangra?




Por Taila Segundo


É muito comum na consulta de avaliação o paciente relatar que sua gengiva sangra ao escovar os dentes ou passar o fio dental. Muitas vezes, ele acha que o sangramento foi devido à higienização, mas em muitos casos, está relacionado a alguma falha, tanto na técnica quanto na frequência.


O sangramento da gengiva pode ser um sinal de gengivite, uma inflamação causada por bactérias que se acumulam na linha da gengiva. Se não for tratada, a gengivite pode evoluir para uma condição mais séria, chamada periodontite, que pode resultar na perda de dentes.


Além disso, outros fatores podem contribuir para o sangramento das gengivas, como o uso de certos medicamentos, principalmente aqueles que afetam a coagulação sanguínea, uma dieta pobre em nutrientes, fumar ou mastigar tabaco, e mudanças hormonais durante a gravidez. Mas há algumas exceções em que o paciente pode se machucar durante a escovação, se estiver aplicando muita força ao realizar a higienização. Portanto, é essencial informar o seu dentista sobre quaisquer alterações na sua saúde geral ou estilo de vida.


Então, não subestime um sangramento gengival, pois se for tratado no início, podemos recuperar sua saúde bucal e evitar problemas mais graves. Por isso, é muito importante manter uma boa higiene bucal e visitar o dentista regularmente.

4 visualizações

Comments


bottom of page