top of page

A importância da leitura para a saúde mental



Por Jennifer Cristina


Alguns anos atrás, tive o prazer de desenvolver um projeto com algumas pacientes do CAPS da cidade em que moro, intitulado Biblioterapia - Criando Laços com Livros. Onde, em oficinas quinzenais, utilizamos da leitura de livros, músicas e imagens para reflexão e distração das pacientes, com temáticas das mais variadas, sempre buscando levar algo que as remetesse às suas vidas e que colocassem em prática no seu dia a dia.


A cada encontro, notava que elas ansiavam pela mensagem que levaríamos naquele dia. O objetivo desses encontros era justamente mostrar a elas que existiam outros caminhos e diferentes soluções para cada problema que cada uma carregava.


Dessa forma, a leitura foi as encantando e elas passaram a receber melhor as atividades e se afeiçoando a leitura, sentindo que poderiam encontrar conforto nas páginas de um livro e nos versos de uma música.


A leitura pode ser uma válvula de escape do cotidiano da rotina cansativa ou um porto seguro em um dia turbulento, ou ainda simplesmente um lugar de prazer para quem busca viver uma aventura em algum lugar deste mundo ou fora dele.

7 visualizações

Comments


bottom of page