Por Diogo Santos
Sabemos que a análise de desempenho tornou-se uma ferramenta indispensável no mundo esportivo contemporâneo. Mas sabemos o seu real valor e como iremos utilizá-la? Bom, certamente seu papel vai muito além de apenas revisar estatísticas e vídeos. Ela desempenha um papel crucial na identificação de pontos fortes e fracos, na formulação de estratégias, no planejamento e monitoramento do treinamento e na melhoria contínua do desempenho dos atletas e equipes. Definitivamente, com organização, bons indicadores e um fluxo de trabalho adequado, podemos tirar proveito deste ótimo apoio antes de tomar uma decisão.
Identificação de Pontos Fortes e Fracos
Um dos principais objetivos da análise de desempenho é identificar os pontos fortes e fracos dos atletas e da equipe como um todo. Isso é feito através de uma análise detalhada dos padrões de comportamento, coletivo ou individual, para fins de recrutamento ou desempenho. Identificar esses pontos, permite aos tomadores de decisão minimizar erros em contratações, auxilia os treinadores e membros da equipe técnica no desenvolvimento estratégico do jogo e serve de apoio no desenvolvimento individual.
Tomada de Decisões Estratégicas
Com base nas informações fornecidas pela análise de desempenho, os treinadores e a equipe técnica podem tomar decisões mais adequadas e de forma mais objetiva. Isso inclui comparações com critérios específicos para o recrutamento de novos jogadores, relatórios de acompanhamento visando a promoção de novos talentos, avaliação do período de treino para a seleção da equipe titular, a formulação de planos de jogo específicos para cada adversário e situações que possam ocorrer, bem como, a análise em tempo real apontando ajustes que precisam ser realizados durante os jogos. Vemos então, que a capacidade de tomar decisões estratégicas sólidas é fundamental para o sucesso de qualquer equipe esportiva, e a análise de desempenho fornece uma base necessária para isso.
Recrutamento
Aqui, encontramos uma maneira de combinar o conhecimento especializado dos analistas/scouters e o uso da tecnologia para fornecer recomendações eficientes. Também há espaço para comparação baseada em dados e recomendações de intermediários/agentes, combinando assim os pontos fortes de todas as três fontes – Scout Geral do clube, Dados de Scout de terceiros e opinião de Agentes. Além disso, o planejamento do elenco pode levar em consideração o status da equipe e o estilo de jogo exigido, tendo como fonte de apoio resumos de recrutamento, incluindo uma faixa de orçamento.
Geralmente, uma lista inicial é criada e retroalimentada periodicamente, onde uma comissão de Analistas (Scout Específico) facilita o processo da Lista Final e uma de suas primeiras tarefas é identificar jogadores na Lista Inicial que foram recomendados pelas três fontes acima. Eles então julgam sistematicamente cada jogador de acordo com os critérios de recrutamento originais para produzir uma lista restrita de nível A, B ou C, com evidências de apoio.
A Comissão Técnica geralmente composta por um Diretor Esportivo, Treinador Principal e Chefe de Recrutamento, analisa a Lista Final e confirma a classificação dos jogadores. Esta classificação é então apresentada à Comissão de Lideranças que geralmente contém o CEO, o Diretor Esportivo, o Treinador Principal, Psicólogo e Assistente Social. Nesta fase, uma revisão de investimento do jogador específica é criada antes de obter a aprovação inicial da diretoria para prosseguir com as etapas finais.
As melhores equipes também entendem a natureza fluida do recrutamento de jogadores no futebol e usam esse tipo de estrutura para avaliar rapidamente os jogadores cujas situações mudam durante uma janela de transferência ou situações emergenciais como, lesões e saídas inesperadas.
Planejamento e Monitoramento do Treinamento
Outro objetivo importante da análise de desempenho é auxiliar no planejamento e monitoramento do treinamento dos atletas, ajustes e correções do jogo anterior e preparação para o jogo seguinte (como vimos em Identificação de Pontos Fortes e Fracos e Tomada de Decisões Estratégicas). Ao identificar áreas que precisam de melhoria, os treinadores podem criar programas de treinamento personalizados que visam aprimorar habilidades específicas, corrigir deficiências ou adquirir novos comportamentos. Além disso, a análise de desempenho permite que a equipe técnica monitore o progresso dos atletas ao longo do tempo, garantindo que estejam no caminho certo para alcançar seus objetivos individuais e coletivos.
Melhoria do Desempenho dos Jogadores e Equipe.
Por fim, o principal objetivo da análise de desempenho é contribuir para a melhoria contínua do desempenho dos jogadores e da equipe como um todo. Ao identificar os pontos de fraqueza e desenvolver estratégias para melhorá-las, os treinadores podem ajudar os atletas a atingir seu máximo potencial de forma compartilhada com o atleta e toda a equipe, pois não se trata de apenas um ponto de vista, mas sim, de um estudo particular e minucioso. Além disso, ao tirar proveito dos pontos fortes da equipe e otimizar sua abordagem, seja ela de ordem física, técnica, tática, psicológica ou social, a análise de desempenho pode nos ajudar a atingir um desempenho geral melhorado e a resultados mais consistentes ao longo do tempo.
Vale ressaltar que, existem muitos casos de atletas com queda de desempenho, o que pode ser facilmente evidenciado com análises sólidas e sistemáticas, mas a origem deste mau desempenho vem de um trauma psicológico e precisa da intervenção de um profissional adequado.
Conclusão
Em suma, a análise de desempenho detém um papel vital no mundo do esporte moderno. Além de ajudar em todos os processos mencionados acima, pode servir como critério de avaliação do trabalho da equipe técnica (independentemente dos resultados obtidos), recuperação de atletas e o mais importante; pode permitir que a sua equipe esteja sempre um passo à frente dos adversários, ganhando assim uma vantagem competitiva significativa para alcançar o sucesso desejado.
コメント